terça-feira, 11 de maio de 2010

Vaso antidengue

Acompanhando as notícias vi e li que os casos de dengue estão crescendo novamente e muitas regiões do nosso país estão em estado de alerta para se evitar surtos. Mas por que isso volta a acontecer? Por que este mosquito consegue se proliferar apesar da mídia sempre divulgar ações?
Todas essas perguntas nos fazem pensar e refletir sobre esse caso que é muito sério e que se não for controlado pode ter consequências sérias para todos nós.
Precisamos tomar essa conciência e saber que cada um tem um papel importante e que pequenas atitudes contribuem e muito para diminiur esses casos, e a principal atitude é impedir a exposição de água parada, onde o mosquito deposita as larvas para reprodução.
Fiz questão de abordar esse tema pois meu amigo o professor Sassá apresentou em uma edição passada de sua revista uma ideia simples e sustentável que é o Vaso Antidengue, além de ser ecologicamente correto, pois ele é feito de uma garrafa pet, ele impede a exposição do acúmulo de água, que ocorre nos vasos comuns, assim o mosquito não consegue se reproduzir.
Vamos previnir, espalhe esse ideia para todos!
Acesse: www.professorsassa.com.br www.edminuano.com.br

Mais informações:
A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Como a proliferação do mosquito é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma idéia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

É bom lembrar que o ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.
Fonte: www.combateadengue.com.br

4 comentários:

  1. Olá Rogério!
    Acompanho seu programa todos os dia.
    E adorei essa maravilhosa sugestão de vaso.
    Com essas florzinhas ficou muito mais lindo.
    Parabéns!
    Abraços com carinho.
    Marli

    ResponderExcluir
  2. Este selo é para você.
    Confira!
    http://atelierfabiosouza.blogspot.com/2010/05/premio-dardos.html
    não é vírus!

    ResponderExcluir