sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia do Artesão

Hoje é uma data muito especial para todos nós envolvidos com a arte, é comemorado o dia do Artesão. Foi instituído dia 19 de março pois é festejado o dia de São José, marido de Maria que era carpinteiro e que por isso tornou-se padroeiro dos marceneiros, carpinteiros e por extensão, dos artesãos.

O dia do artesão surge como uma forma de homenagear àqueles que através de sua arte representam a cultura deste país. Também é uma forma de valorizar o trabalho artesanal como um todo, independente de técnica, independente se é realizado por hobby, por terapia ou por renda, o trabalho manual deve ser respeito pois engloba todas essas questões além da cultural, exemplos comprovem que ele é capaz de dar ocupação para uma mente triste e vazia, resgatar a auto estima e gerar renda.

Ainda é preciso conquistar muitos espaços e direitos, o trabalho do artesão deve ser encarado como uma profissão, e não apenas uma atividade paralela e informal, portanto deve ter assegurado os seus direitos de profissional.

É por isso que neste dia de hoje precisamos celebrar, celebrar os espaços conquistados, os que ainda serão conquistados e principalmente celebrar a criatividade do artesão brasileiro, por conta própria garanto não ter visto nada semelhante e cada vez mais me encanto e me surpreendo com tamanha imaginação, criatividade esta que explora diversas matérias primas e as transformam em verdadeiras obras de arte.

Só me resta desejar meus PARABÉNS a todos vocês, que possuem o dom da arte em suas mãos!

Rogério Chiaravalli

7 comentários:

  1. Obrigada!!Parabéns a voce tambem, que nos dá a oportunidade de mostrarmos as nossas artes!!

    Um abraço!

    Eliane Moutinho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querido,você é 1000. Graças a pessoas como você é que podemos compartilhar a nossa arte com todo Brasil. PARABÉNS

    ResponderExcluir
  3. Oi Rogério obrigado pelo apoio no tópico da comunidade,ja estou te seguindo,qdo puder venha fazer uma visita ao meu cantinho ta.Vamos espalhar artesanato pelo mundooo.Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Oi Rogério,
    muito obrigada pelo carinho que vc tem com os artesãos.Parabéns pelo seu trabalho e pela pessoa simples que vc é.
    Um beijo carinhoso.
    Chris e Dwan Moura
    Rio Branco-Acre

    ResponderExcluir
  5. Luciana/ Campos dos Goytacazes,RJ26 de março de 2010 às 11:41

    Olá Boa Tarde,sou nova por aqui, mais quando posso assisto seu programa.EU E MINHA SOMOS APAIXONADAS POR ARTESANATO, ESPERO RECEBER NOVIDADES!PARABÉNS PELO PROGRAMA E PELO DIA DO ARTESÃO!

    ResponderExcluir
  6. Rogério parabens pelo seu programa ,adorei te conhecer,amei ter participado do seu programa.. visite o meu blog..BJS VERA

    ResponderExcluir